21.4.12

leito 66-6

Roberta Silva


Senhorinha do leito 66-6. Batizada nas águas bentas da paróquia de Nossa Senhora da Consolação, nos idos dos mil novecentos e pouco. Aprendeu desde cedo a rezar o terço. Cuidou da horta da sacristia enquanto sua mãe polia o santíssimo. Miúda, sobreviveu de migalhas e hóstias.

Deu entrada no Hospital de Misericórdia Martin Lutero após síncope sofrida na rua, encontrada inconsciente à chegada do SAMU. Na ambulância só resmungou alguma coisa quanto lhe torceram o mamilo. – Demônio, Satanás! – Foi avaliada por um médico apressado, por um enfermeiro estressado, uma fisioterapeuta equivocada e está sob cuidados de duas técnicas bem intencionadas. 

À acadêmica foi delegada a coleta de urina para a urocultura: 01 frasco de coleta estéril, 02 luvas de toque estéreis, 04 pacotes de gazes bem intencionadas.

Professor: - Leito 66-6 é de quem?
Acadêmica: - Meu.
Professor: - Sondagem vesical de alívio para coleta de urina para exame. Não tem campo estéril, se quiser pegue um kit para curativo.
Acadêmica: - Não. Sem kit.

- Senhora, acorde, vamos colher a urina para o exame.
- Volta para o inferno, Satanás!

O terço, não viram, misturava-se aos santinhos no fundo da bolsa esquecida no escaninho ao lado do leito entre fraldas e restos de biscoitos. Calçaram-lhe luvas, ataduras envolvidas nas mãos em forma de luva de boxe, para que não removesse o tubo de látex que ia de seu nariz até o intestino. Nelas a fita crepe tinha a data de dez dias atrás. Talvez não volte a rezar o terço.

- Volta para o inferno, Demônio!

Abriu-lhe a fralda, posicionou a comadre embaixo do curativo úmido de seu sacro.

- Demônio, Excomungada, volta para o inferno!

A acadêmica não levou em conta os xingamentos. Anatomia: uretra feminina 05 a 07 cm, Sonda Vesical de Alívio: procedimento estéril, Antissepsia: degermante tópico, p.v.p.i. tópico, soro fisiológico, Campo Estéril: gases bem intencionadas jogadas ao redor dos grandes lábios, Catéter: enrolado e seguro com a mão dominante calçada em luva de toque estéril. - Demônio, volta para o inferno! – Anatomia: grandes lábios, pequenos lábios, de fora para dentro, clitóris, uretra, canal vaginal, períneo, ânus, de cima para baixo. Fralda seca, balanço hídrico: última mensuração há mais de 24 horas, 720ml. 

Retirou excesso de p.v.p.i., produto químico para antissepsia local que causa prurido e ardor em mucosas.

- Já terminei, meu anjo, já estou voltando para o inferno.

2 comentários:

solar da literatura disse...

belo texto.
de mestre.

Anônimo disse...

que lixo.